quinta-feira, 3 de maio de 2012

Haverá Mais Alguma Explicação... Defensável?

.
Ponto prévio, o tema agonia-me até ao vómito. Mas não o posso ignorar.


Refiro-me ao 'Caso'-Casa Pia...

... [alguém se lembra do que aconteceu nos anos 60, ainda com Salazar no seu pleno vigor, e que ficou conhecido como o 'caso'-Ballet Rose? Até houve uma série televisiva que no-lo mostrou, aos mais novos - nos anos 60 tinha acabado de nascer - e recordou aos mais velhos, velhos militares situacionistas, empresários que se julgavam acima da Lei, quadros da polícia política e, até membros do governo de mesmo Salazar]...

... o 'Caso'-Casa Pia arrasta-se há uma eternidade. Já houve condenações mas, lá está, com o poder do dinheiro, sucedem-se os recursos subindo, degrau a degrau, a hierarquia judiciária e adiando sine die a concretização do cumprimento de pena daqueles que já foram considerados culpados.

Entretanto, e pelo meio, mas com uma incidência cada vez maior - diária, mesmo - um jornal, o 'Correio da Manhã', não consegue evitar, em quinze dias não fazer manchete, pelo menos, quatro vezes, com relatos de... 'monstros' que violaram crianças.

E a panóplia alarga-se cada vez mais. Começou por ser o vizinho que atraía as criancinhas, depois o padrastro que violava as filhas menores da nova companheira, depois os tios que, numa nuance, já violavam rapazinhos, depois PAIS que violavam as próprias filhas, há dez, cinco, três anos, antes dos PAIS que violam... os próprios filhos menores.

Eu avisei que me levava ao vómito.
É que, no último ano e meio, bem somado, já ultrapassámos, segundo as notícias do 'Correio da Manhã', e muito a centena e meia, quase duas centenas de casos. Que aparecem e desaparecem!

Tentemos ser pragmáticos...
... de um momento para o outro, a nossa sociedade perdeu o tino!
Ok, um, seis, uma dúzia de casos de paranóicos, doentes mentais, criminosos... violenta crianças do mesmo sangue ou do sangue de com quem, depois de um matrimónio desfeito, juntou os trapinhos, como antes se dizia.

E não é de hoje. Nem de há dez anos, ou cem...

Agora, noticiar casos quase diariamente, e são várias as vezes que se sucedem um dia após o outro e o outro... casos que terminam quase sempre com uma notícia bem mais pequenina, tipo: «violador posto em liberdade», e que pouco mais acrescenta e à qual nunca mais voltam - mas trazendo uma nova notícia, na maioria das vezes em manchete - não vos parece que estão - não sei quem, nem a troco de quê - a fazer uma 'caminha' mesmo à medida para os CULPADOS do 'Caso'-Casa Pia se deitarem?

Se há tantos PAIS que violam as próprias filhas, até os filhos menores e são... imediatamente soltos, aqueles 'senhores' conhecidos, admirados, idolatrados... alguns, terão que ser castigados por... irem com garoros que, mesmo não indo e livre vontade, também nunca foram propriamente raptados?

EU ACHO QUE SIM! QUE ESTAMOS PERANTE UMA DAS MAIS SUJAS E VERGONHOSAS CAMPANHAS A QUE JÁ ASSISTI...

Que está a acontecer! Orquestrada sei lá porquê, ou por quem, para proporcionar àquele grupo de inqualificáveis que se divertiam a abusar sexualmente de menores.

Eu, se fosse advogado de defesa de algum destes inergúmeros - do 'Caso'-Casa Pia -, ia recorrendo da sentença já proferida - e por executar - e coleccionando as primeiras páginas do 'Correio da Manhã'.

Sem comentários: