quarta-feira, 7 de agosto de 2013

GOLPE DE ESTADO

.
Não fora a, seja por medo, seja por obediência canina, retracção dos media, em geral, e não era EU a 'dar', em primeira mão, esta notícia:

Jorge Jesus (JJ) NÃO VAI começar a temporada como treinador do Benfica e isso ficou de tal maneira claro há mais de dois meses que todos os 'jornalistas' envolvidos, e os que os envolvem, só têm agora que procurar um (grande) buraco onde se possam 'enterrar' e, houvesse vergonha, lá ficar, pelo menos, até ao ano que vem!

JJ esgotou tudo o que era paciência entre a Família benfiquista; ousou, até, 'alimentar', por não negação clara e inequívoca, o 'namoro', real ou não, mas isso não importa nestas coisas, do FC Porto. Pelo contrário, usou isso em seu favor. Pensando que 'manietava' o Benfica. Pois sim...

Mas JJ, à imagem daquilo que o português médio que se julga esperto - e ele não passa de um português médio, ou médio-baixo - tem tendência a fazer! Apenas esticou o elástico convicto, no entanto - e aqui a soberba é indissociável, sendo que a soberba é um 'pecado mortal' -, que 'aquilo' a rebentar seria sempre pelo outro lado!

Não vale a pena tentar recontar, muito menos reescrever a História! Todos temos ainda bem presente na memória o que aconteceu no Jamor. No final da última temporada...
Mas não, não vou advogar mui retocadas 'teorias' de que tudo estaria previsto! Contudo...

Luís Filipe Vieira teve, teve, de facto, MEDO de que JJ fosse para o FC Porto. E porque teve medo, não ouviu ninguém que fosse contra a continuidade do técnico na Luz. Fez mal, claro que fez!

De qualquer modo - e eu conheço-o pessoalmente desde o dia em que ele tomou posse como presidente da, então, recente criada SAD do FC Alverca, já lá vão uns anitos, estive com ele em alguns almoços e jantares (eu, profissionalmente, mas sempre nos demos bem) - Luís Filipe Vieira será tudo o que toda a gente quiser... menos parvo! E isto sai assim, terra-a-terra porque eu o sei. Porque, para além do agente desportivo, ele me deu a oportunidade de conviver com... o Homem! E Luís Filipe Vieira é um Homem com 'agá' grande!

O que, neste momento - sendo que concedo que uma boa 'novela' ajuda a vender jornais no defeso - sinto é que nenhum PRODUTO TEM HIPÓTESE DE SER VENDÁVEL, se, por princípio, começa por 'enganar' o CONSUMIDOR!

Começa!... Porque depois o 'estica', 'enfeita' com 'novos dados' e tenta sair da 'confusão' como se dela nunca tivesse feito parte.

O Presidente do Benfica fez, desde o princípio. aquilo que qualquer jogador de Poker faz quando em determinada jogada, sabe que não pode ganhar... 'BLUFF'!

Sempre esteve... 'combinado' com Óscar Cardozo? Não creio!
O que TODOS OS 'jornalistas desportivos' ignoraram, desde o início do 'CASO', foi que...

... o SL BENFICA é uma Sociedade Anónima, por mais, cotada na Bolsa. E o presidente é... 'só' o presidente!

Eu sei que ninguém lê o que escrevo aqui, mas, e tenho testemunhas, há mais de três meses que eu sustentei perante outros adeptos benfiquistas que o contrato de JJ estava 'armadilhado'.

E isto não pressupõe nada de ilegal...

-------------------------------------------------

JJ tinha um contrato que pressupunha o seu alargamento...
Luís Filipe Vieira soube que, saindo do Benfica, JJ iria direitinho ao Dragão! O que acontecerá, muito provavelmente ainda esta temporada, pese a reconhecida 'fidelidade' que Pinto da Costa depõe nos seus escolhidos! Mas não há regra sem excepção.

Para mandar JJ embora, agora, o Benfica teria que gastar uma quantia quase 'pornográfica'.
O Presidente do SL Benfica, que foi quem sempre negociou com JJ... está de pés e mãos ammarados, mas...

Luís Filipe Vieira é... 'apenas' o presidente da SAD encarnada, não o seu dono!
E, nos últimos meses entraram para a SAD homens mais do que habituados a lidar com estas coisas de contratos. E a levar a melhor.

Óscar Cardozo VAI ficar no Benfica! Na equipa B? Não sejamos tontos!...

A Administração da SAD do Benfica - não o Luís Filipe Vieira, que com ele tratou de tudo - vai, logo que ache que é o momento, IMPÕR, ao treinador (ainda por cima com a desgraçada da pré-temporada que fez e com 30.000, na Luz, a 'berrar' por Cardozo e o treinador não é mais do que... UM FUNCIONÁRIO DA EMPRESA) que readmita o paraguaio na equipa, mais... no ONZE!

Caramba, há meses que isto salta aos olhos de todos e ainda mais quando o Clube recusou todas as propostas pelo jogador!

JJ, se quiser manter esta 'aurea' que lhe caiu do céu - do Braga veio para o Benfica, mas poderia ter ido para o Moreirense (sem desprimor) - só tem um caminho: DEMITIR-SE. E, demitindo-se, não terá direito à choruda indemnização que o contrato contempla!

Se EU aceito aquela atitude do Cardozo no final do jogo do Jamor?
Claro que não...
Mas a 'coisa' deveria ter ficado resolvida em três dias. E JJ era o primeiro interessado em que isto tivesse ficado logo resolvido...
Ao não mostrar - e se mostrou o Benfica não o deixou transparecer - esse interesse, sustentou como real a hipótese de trocar o Benfica pelo Dragão. Precisava de uma desculpa e ela ali estava...

A partir do momento em que aceitou continuar no Benfica, perdeu a jurisdição do 'caso-Cardozo'...

Ele sabe-o, eu sei-o, todos o sabemos...
Então porquê manter esta 'novela'?

Ah! E o Luís Filipe Vieira NUNCA considerou a hipótese de vender Cardozo... geriu, e vai ter que responder por isso, o caso da pior maneira. De tal maneira que já não sei se o Jogador quer ficar no Benfica! E só o Benfica perde!

Sem comentários: